terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vantagens E Desvantagens Das Novas Tecnologias

A Tecnologia tem evoluído a uma velocidade espantosa! Todos os dias há novas descobertas científicas, novos equipamentos, novas funcionalidades, nas diferentes áreas do conhecimento: engenharia, informática, medicina, biomedicina, etc.

A utilização da Nanotecnologia – tecnologia aplicada a elementos muito pequenos, da ordem dos nanómetros = 10-9 metros – veio acelerar ainda mais o ritmo dos avanços tecnológicos; basta dizer que hoje já se consegue manipular eletrões individualmente, construindo transístores que funcionam por manipulação individual dos eletrões.

O transístor foi inventado em 1947 – há pouco mais de 60 anos -, o que permitiu dar um enorme impulso no desenvolvimento da eletrónica, informática e telecomunicações. A partir daí, foram criados os restantes componentes eletrónicos que permitiram todo o desenvolvimento tecnológico que se tem verificado na eletrónica, informática, telecomunicações e que permitiram criar todos os equipamentos que hoje utilizamos no dia-a-dia e que já não dispensamos: plasmas de tv, telemóveis, leitores e gradavores de dvd, computadores, portáteis, tablets, GPS’s, máquinas fotográficas digitais, câmaras de filmar digitais, gadgets diversos, etc..

A criação e o desenvolvimento da Internet veio permitir o acesso rápido a todo o tipo de informação, passando a funcionar como uma enorme biblioteca que podemos consultar em qualquer instante, rapidamente. A criação de computadores cada vez mais rápidos e potentes veio melhorar bastante o acesso democrático à Grande Rede de Transmissão de Dados e de Informação, ao mesmo tempo que deu grande impulso às descobertas científicas a todos os níveis, nomeadamente na descodificação do Genoma Humano, no tratamento das doenças mais difíceis e outras que exigem grande capacidade de computação e tratamento de dados.

Hoje, estamos sempre contactáveis, em qualquer lado – o que contrasta com o que acontecia há 60 anos. Se nos atrasamos a chegar a casa ou a um encontro qualquer, basta um telefonema rápido e deixa toda a gente informada do atraso; há 60 anos, só quando chegássemos saberiam a razão do atraso e, em muitos casos, deixavam-se preocupados familiares e amigos quando o atraso era grande. Hoje, podemos contactar com qualquer um por: telefone fixo, telefone móvel, Skype, MSN, Facebook e tantas outras redes sociais. Os jovens, hoje, só estão sós quando querem e quando fazem essa opção.

A qualidade de vida das pessoas melhorou bastante. Pode fazer-se muito mais coisas do que antigamente. O acesso ao conhecimento é muito mais fácil - está na ponta dos dedos, sobre as tecladas de um pc, tablet ou telemóvel.

Contudo, a intimidade e privacidade das pessoas sofreu um grande abalo. Com todas estas formas de comunicação, é difícil manter o mesmo grau de privacidade. Já não falando nos perigos que acarreta o facto de ser-se demasiado amigo das novas tecnologias, sem ponderar alguns cuidados informáticos e tecnológicos.

Por outro lado ainda, é sabido que a criação de novas maquinarias, novos automatismos nas empresas, fábricas, etc., veio retirar postos de trabalho ao ser humano – o que é uma desvantagem considerável. 
Além disso, com tantas novas tecnologias, tantos novos equipamentos, o nível de poluição ambiental produzido tem aumentado bastante no nosso Planeta.

Pode dizer-se, por isso, que a Evolução Tecnológica tem duas faces: uma boa e outra má.
Mas qual delas é maior? A boa ou a má?

É essa a grande questão que hoje se levanta! As vantagens serão maiores ou menores do que as desvantagens produzidas pelos avanços tecnológicos?

Será que o homem está, hoje, disponível para dispensar todas as comodidades trazidas pela Tecnologia?

Aguardo o vosso comentário a estas questões!!

Nota – Leia também os artigos:

‘Evolução Histórica da Tecnologia’ 

‘Cronologia dos Inventos mais Importantes ‘

e outros textos na página:

8 de setembro de 2013
José Vagos Carreira Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário